Pular para o conteúdo principal

Alimentação saudável

Alimentar-se é um ato natural e vital ao ser humano.


Alimentação é um processo de ingestão de alimentos capazes de fornecer ao nosso organismo nutrientes para o seu desenvolvimento.

Alimentação saudável é capaz de influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Além de fornecer saúde, boa energia e bem-estar geral, ela também nos ajuda a combater doenças, manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico.



Nós somos formados por células e nossas células precisam de nutrientes, que são a matéria prima do organismo e por isso devem ser de boa qualidade.


Podemos dividir assim:


  •  Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios – necessários em maiores quantidades.
  • Micronutrientes: vitaminas e minerais – necessários em menores quantidades.



Cada indivíduo necessita de quantidades específicas de macro e micronutrientes para manter suas funções orgânicas, suas atividades diárias e seu corpo em equilíbrio. Isto depende do sexo, da idade, do estado fisiológico e da atividade física. É sempre importante que um nutricionista calcule e adapte estas particularidades a cada pessoa individualmente.


As refeições devem ser variadas, oferecendo todos os grupos de nutrientes, pois nenhum alimento sozinho é capaz de proporcionar tudo que o organismo precisa, sendo necessária a variedade sempre.

Também não é porque um alimento é bom que ele deva ser consumido em excesso.



Pratique uma boa alimentação


 - Escolha os alimentos corretamente. Opte mais pelos alimentos que a natureza produz. Evite o excesso de industrializados e principalmente evite os utraprocessados. Descasque mais e desembale menos.


- Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.


- Evite temperos industrializados. Use e abuse dos sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. Todos têm poder antioxidante e anti-inflamatório tão necessários ao organismo.


- Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia e os consuma com casca e bagaço quando possível para aproveitar melhor todos os seus elementos. As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.

Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes. Com isso a sua saúde agradece.

- Opte por carnes magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas.

 - Escolha um bom azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras boas, com poder antioxidante e anti-inflamatório que promova fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares, combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

 - Evite o excesso de massas, doces e açúcar.


- Hidrate-se. Beba água ao longo do dia.

- Evite fazer dietas da moda.

 - Experimente novos sabores, cozinhe com afeto e coma com prazer e moderação.


A nossa saúde depende muito mais do que comemos e do nosso estilo de vida do que somente da nossa herança genética.


Hipócrates, o pai da medicina, já dizia: “Faz do teu remédio o teu alimento e do teu alimento o teu remédio”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cozinha Para Diabéticos

Receitas Indicadas para os Diabéticos Manterem uma Alimentação Saudável. As receitas deste livro tem toda a assistência necessária para o controle de diabetes e ingestão adequada de nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras.

400 Receitas Fit

Baixe o EBOOK Completo: 400 Receitas Fit Eu sei o quanto é difícil emagrecer, afinal, já eliminei mais de 60 quilos! E sabe qual foi o meu segredo? Eu não abri mão de comer bem! Através desse ebook você encontrará muuuuitas receitas que irão te ajudar no processo de emagrecimento! Parte das receitas estão divididas entre TODAS as refeições (uma sugestão pra dar aqueeela ajudada!), como lanche/snack, café da manhã, almoço e jantar. Além dessas receitas, também encontrará receitas para refeição livre, receitas veganas e vegetarianas, receitas para saladas, molhos para saladas, sobremesas, sopas para emagrecer, sucos detox, chás, shakes especiais! O ebook também é informativo, entre os tópicos você também encontrará um Manual de Culinária para te auxiliar nas suas receitas, informação real sobre como a água pode influenciar no ganho de peso e como se prevenir, como organizar a sua geladeira corretamente. Quer mais? Você terá duas sugestões de cardápios e também aprenderá como p